domingo, 21 de agosto de 2011

Todos por um mesmo ideal - TedxGoiânia



No último dia 20 (sábado) aconteceu o primeiro TEDX em Goiânia, e eu fui. Pra quem não conhece, o Tedx surgiu a partir do TED. O TED "é uma organização sem fins lucrativos devotada a “Ideias Que Merecem Ser Espalhadas”" e o TEDX "é um programa de eventos locais, organizados de forma independente, que reúnem pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. O TED, que surgiu em 1.984 já teve como palestrantes pessoas como Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, dentre outros". Enfim...
Todos os dias vejo pessoas reclamando que só vêem notícias ruins nos jornais. Reclamam da injustiça, da impunidade, do descaso, do desamor. Eu também estou entre estes, que reclamam. Todos os dias jogamos jatos de luz para as coisas e pessoas ruins que há no mundo, e esse jato de luz, que ilumina somente o que há de pior e podre em nossa sociedade, acaba corroendo o pouco da fé que nos resta. Bem, sábado, no Tedx, pude me emocionar ao olhar para um auditório lotado. Lotado de pessoas que assim como você e eu, querem fazer do mundo um lugar melhor, querem colocar boas ideias em prática. E olha que eu tenho certeza, lá não estava nem 1% dos cidadãos de bem da minha cidade. Quando pensei isso, meu coração se encheu de fé.
O TEdxGoiânia teve 31 palestrantes, que eram desde pesquisadores, cientistas, músicos, profissionais da gastronomia, dentre outros. Tivemos uma diversidade de pessoas, de várias "tribos", de vários estilos e credos, nos mostrando que não importa o que sejamos, ou onde estejamos: está em nossas mãos a centelha pra mudar o mundo.
Enquanto ouvia as palestras, me emocionei várias vezes, como com a Maria José Faria por exemplo, que começou sua palestra nos lembrando que "idosos só são pessoas que são jovens há mais tempo que nós" e finalizou com um pedido: "não deixe que pobreza se transforme em paisagem." Ou com um dos depoimentos do projeto da Elayne Hungria, onde uma criança disse "O projeto me ensinou a duvidar de qualquer voz que não viesse do meu coração".
Me emocionei várias vez enquanto vi palestrantes subirem no palco, falar das suas experiências e voltar para a platéia, para assistir o restante do congresso, me lembrando que eram simplesmente seres humano normais como eu e todos os outros que ali estavam.
O evento, que contou com umas cem pessoas assistindo, devido ao espaço, motivou, contagiou, emocionou. Saimos de lá com a esperança nos olhos. Mas, saímos. Não estamos mais naquela sala, reunidos, trocando experiências. Hoje de manhã todos retornarão para seus trabalhos, passarão raiva no trânsito, toparão novamente com crianças nas ruas, verão novamente pessoas de olhar vazio andando mal se vendo. Muitos de nós, que estivemos no TEdxGoiânia 2011 não iremos fazer nada para transformar o mundo num lugar melhor. Outros, até farão uma ou outra coisa, e logo o assunto cairá no esquecimento. Outros, que nem sequer foram, se sentirão comovidos pela proposta e mudarão muitas atitudes, mudando assim o curso da suas vidas e da vida de muitos.
A pergunta que quero deixar, é: E você, quer fazer parte de qual grupo? Dos que sentam e reclamam e esquecem que fazer o bem, pode dar sim, certo, basta começar, ou dos que resolvem fazer o que podem, mesmo que seja cedendo alguns simples minutos para ouvir alguém?

"O melhor que você pode fazer, é o que você faz de melhor." Faça! |Victor Leal|

Algumas das frases mais impactantes do TEdxGoiânia 2011:

"Nosso futuro depende da forma que decidimos olhar para o dia de hoje." |Elayne Hungrya.|

"Quando você abre o coração e faz as coisas com amor, você recebe tudo em dobro."|Lucelena Melo|

"A pobreza absoluta é produto do praxis humano. Essa dívida social é histórica e precisa ser paga." |Mª José Faria|

"Ocorre que o homem não precisa apenas de bens materiais. |Mª José Faria|

"Cada ser humano carrega dentro de si a essência da humanidade."|Mª José Faria|

"Pessoas que não refletem, só repetem, não dão certo." |Victor Leal|

"Um monte de gente reclama que nada funciona, que nada acontece. Amigo se você gastar sua energia FAZENDO ao invés de reclamar, as coisas mudam." |Carlos Filho|

"Quer ser feliz? Faça do agradecimento um exercício diário." |Miguel Ivan|

"Se eu tiver constância e acreditar que a realização do meu sonho depende da realização do sonho de outro, nós vamos nos transformar num país multirracial, multifacetado e que acontece." |Maurício Curi|

"Nós sonhamos todas as noites para nos lembrarmos que somos movidos a sonhos." |Iradj Roberto|

"Quando você tem uma ideia e acredita nela, as pessoas tendem a acreditar também" |Carlos Filho|

"Sempre podemos encontrar novas coisas. Novos motivos." |Weber Martins|

"A humanidade é como um pássaro. Uma asa é o homem, a outra, a mulher." (Washington Araújo)

Claro que teve muuuitos palestrantes mega maravilhosos que não tiveram suas frases citadas aqui. A eles peço desculpas, mas é que como reles mortal que sou, não consegui anotar tudo.
Pra você que está lendo deixo um recado: Te desafio a se mover. Por você. Pelos outros. Por um mundo melhor.

"Dare You To Move - Switchfoot"

Camila Lourenço
Pra saber mais sobre o TEdxGoiânia, clique aqui: http://tedxgoiania.com.br

7 comentários:

  1. Legal ver essas frases reunidas. Pra quem não viu, dá pra ter uma ideia (e bem consistente) do que foi o TEDxGoiânia. O melhor é que tudo que foi falado pelos palestrantes é realmente possível de ser aplicado na vida pessoal ou profissional. É só se mover.

    ResponderExcluir
  2. Belo resumo sobre o evento!
    Ele também superou todas as minhas expectativas!

    ResponderExcluir
  3. Belo post, retratou o espírito!
    Tomo a licensa para incluir uma frase na sua lista de citações, que me marcou muito:


    "No chão de novas perspectivas, brotou a rosa de um novo jornalismo" (Arthur da Paz, Sabrina Ritiely)

    ResponderExcluir
  4. Camila,

    Só todos unidos pela mesma causa se pode ter sucesso!!! Felicito a iniciativa!!!


    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  5. Camila,

    Este é o objetivo do TEDx ... e creio que poderemos colher belos frutos.

    ResponderExcluir
  6. Massa Camila, é isso mesmo.....:))) O TED sou eu ...:))

    ResponderExcluir
  7. Para mim, marcou a frase do Prof. Weber Martins: "temos coisas demais! Precisamos evoluir como seres humanos..."

    ResponderExcluir

Espaço pra seu 'pitaco'!
Bjokaa!