quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O que é aventura?

A resposta veio rápido quando lhe perguntaram: 
O que você quer?
A sorte de uma vida vestida de vida 
e todo amor que houver nessa vida.

Nada das emoções oscilantes dos filmes, ou o falso céu/inferno das novelas globais.
Com o tempo entendemos que a cena pra brilhar é o dia, que se veste de novo a cada manhã e estende o tapete vermelho pra passarmos quer seja como protagonista, coadjuvante, maltrapilho, fina estampa, bem resolvido, inseguro ou qualquer personagem que queiramos nos vestir. O tapete vermelho do dia recebe com a mesma atenção o quer que queiramos ser.
Que serventia teria todo ouro do mundo, as aventuras dos melhores filmes se a rotina a nós parecer bicho papão?
O rio só é rio porque a água decidiu continuar seu curso. Faz parte da rotina da água do rio fluir e fluir e só. E nessa rotina simples surgem as grandes aventuras, como moldar uma pedra aqui, ser uma queda d'água acolá.
Aventura mesmo é levantar da cama, ler os noticiários, se revoltar, se indignar e ainda assim conseguir notar a beleza da paisagem no caminho pro trabalho. Aventura mesmo é trocar de emprego quando não está satisfeito mesmo já tendo passado dos 40. Mudar pra cidade que sempre quis desde criança. Tirar férias com a família; divorciar depois de reconhecer que o tempo de andarem a mesma estrada acabou e casar de novo por entender que o amor se veste de único em cada pessoa. Aventura é arriscar amar mesmo depois de descobrir que o amor não é algo tão simples como contavam. É chamar aquela garota pra sair de novo mesmo não tendo certeza do sim. É começar um projeto novo. É organizar a vida, dividir o tempo. Aventura mesmo é colocar as dívidas no papel e encarar o fato de que não dá pra transformar sonhos em metas se damos passos maiores que as pernas. Aventura é ir de ônibus para o trabalho e mesmo assim conseguir conservar o bom humor. Aventura é conseguir enxergar o que tem de bom na vida e agradecer por isso. Aventura é cair em si e ver que viver reclamando é uma moda pra lá de porre e idiota. Aventura é parar de se boicotar e fazer a dieta que sabe que precisa. É ver a si como é e ainda assim, se gostar e se perdoar. É tentar, fracassar e tentar de novo, por entender que cada fracasso é apenas o sucesso dando uma dica de como não fazer. Aventura é parar de sobreviver e começar viver.
Aventura é aceitar que a vida é sim roteiro de cinema, mas com muito mais pormenores do que cabem na telona.

Camila Lourenço



2 comentários:

  1. Aventurar-se é escrever...

    Gostei. Estou de volta.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei...engraçado como que de maneiras muito diferentes, em abordagens diferentes, concluímos as mesmas coisas em nossos textos! bjxx adorei

    ResponderExcluir

Espaço pra seu 'pitaco'!
Bjokaa!