terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Amigos:Um estado permanente

Pra mim, existe um acordo pré fixado, mais antigo que o mundo, onde está escrito: "amigos são pra sempre!"
Na minha cabecinha interiorana, não cabe a palavra "ex-amigo".
Não se deixa de ser amigo por que se gosta de um picolé diferente, de uma banda, de um grupo, de sexos diferentes.
Não se deixa de ser amigo porque há decepções. Não, não se deixa!
Ter amigo, não é não ser só, é estar só mas saber que pode pegar o telefone e ter de quem ouvir ao menos um sermão.
Ser amigo, não é concordar com tudo, não é ser igual. É as vezes ser diferente, e fazer dessa diferença um acréscimo na vida um do outro.
Ser amigo não é trocar palavras todos os dias, não é sair juntos para balada. Todo mundo faz isso, até inimigos.
Ser amigo é saber-se ouvido mesmo no silêncio da distância. É saber-se junto mesmo através do tempo. É ter aquele que em épocas de vacas magras, topará de bom grado fazer um passeio sem custos com você, mesmo que ele se resuma a olhar estrelas sentados em frente a um lago.
Ser amigo não é ter/dar toda a atenção sempre. Não é ter ciúme e não é não ter. Ser amigo é essa sensação gostosa de confiança, apesar da imperfeição e diferença. É ter um refúgio, mesmo não trocando palavras por dias ou anos a fio.
É seguir rumos diferentes, mas saber, que mesmo do outro lado do mundo, existe alguém que torce por nós e com quem podemos contar.
Ser e ter amigo é um resumo de muita coisa, menos perfeição. É a mistura dos gostos, das raças, das histórias.
Vão se os amores, mudam-se as histórias, mudam-se os gostos, muda o cenário, mas o amigo permanece, mesmo que seja somente em lembrança.
Um dia, fiz uma promessa a uma amiga de que ela nunca mais estaria sozinha.E vou cumpri-la, mas não fisicamente, ou trocando emails ou scraps todos os dias. Talvez, quem saiba, nem as ligações sejam constantes como ela gostaria e/ou esperava. Mas ela sabe, eu estou com ela no coração e a trago comigo no peito também, e num tempo chamado "para sempre" é o tempo no qual comigo ela poderá contar.
Não é dever de nosso amigos adivinhar nossos gostos, ou estar sempre presente. Não é nosso dever compartilhar tudo ou ignorar o fato de que a vida segue seu curso. Porém, o verdadeiro dever, uma parte de nós, a mais importante, jamais esquece:Amar pra sempre e agradecer a Deus por todas as mudanças que através de nossos amigos experimentamos.

Camila Lourenço

P.S: Please, don't leave me?!

9 comentários:

  1. Acho que falei mais de uma vez que a beleza das coisas é a diferença..aprendemos cada coisa com as pessoas,seja com os erros q elas nos alertam p/ não cometermos tb,seja com seu jeito pra certas coisas,ou alguma inteligência ou dom diferente do nosso..
    Somos feitos disso..aprendizado,bagagem,história..
    Mas essa mesma diferença pode causar crises..as vzs vc acha alguém um porre,mas a ama mesmo assim. mesmo que vc a xingue umas 50x ao dia,vc faz questão de que ela esteja lá,vc sente saudades,as vzs ciumes,diversas coisas boas e ruins..
    Infelizmente a medida que crescemos e mudamos algumas coisas ficam mais ou menos intensas,mas não deixam de existir..na hor q se falam,ou se encontram,mesmo que falte palavras,ou assunto,vc se sente segura,protegida..
    Algumas pessoas se afastam quando mais precisam das outras,eqt outras ficam mais perto..as vzs insuportavelmente perto.
    Mas conhece aquela frase "me ame qd eu menos merecer,pq vai ser qdo eu mais preciso"?
    Com ctza não é fácil amar alguém assim,mas as vzs isso pode desmanchar a barreira que está no coração,ou simplesmente amolece-lo.
    Não tenho ctza se existem ex amigas,mas sei que amigas de certos momentos,ou de uma fase da vida existem sim..
    Mas acredito que a vida é baseada na Seleção Natural,de Darwin.onde os mais bem adaptados sobrevivem,ou melhor dizendo,só os fortes sobrevivem. e é tudo isso..vida,amizades,emprego..em tdo pode se aplicar isso..

    Não terminou,apenas estou tentando ser forte o suficiente pra aguentar tanta falta que sinto de tudo..

    http://youtu.be/Nt2kM0TsubU

    ResponderExcluir
  2. É Camila os amigos nos faz melhores, nos faz manifestar os sentimentos mais nobre do ser humano. Passaram por minha vida vários amigos e amigas que deixaram suas marcas e ensinamentos maravilhosos. Sim, como vc escreve estão aqui cravados em meu coração. Acredito que eles vão e vem de tempos em tempos na minha mente pelas lembranças dos momentos bons e ruins. Eles enriquecem nossas vidas. Parabéns. Mais uma vez vc me surpreende.

    ResponderExcluir
  3. Eurípedes,
    Ter amigos é viver um pouquinho do eterno. Amores vem e vão, já os amigos ficam.
    Felizes são as pessoas que reconhecem a tempo o valor da amizade.Que bom que vc é assim e que bom que gostou do meu texto.

    Anônimo
    Sei quem vc é, e só tenho uma coisa a te dizer: MQC, pra sempre...perto ou longe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh me esqueci...



    Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.

    [Vinícius de Moraes]

    ResponderExcluir
  5. nusssss amiga mim emocionei com seu texto realmente incrivel e viajei no tempo naquele tempo em que eramos piralhas, mas foi onde nossa amizade começou e sei que apesar das distancia ela continua forte pois como voce mesmo disse no seu texto e tambem a alguns anos atras, amigos sao para sempre...

    ResponderExcluir
  6. Ô nega...viajei no tempo aqui agora relembrando a nossa infância. As noites acordadas conversando, eu tomando seu ursinho de pelúcia pra dormir, vc com aquela toalha suja que não deixava sua mãe lavar.Hahaha! Ahh..amigos são pra sempre mesmo e estão amsi em mim do que eu consigo imaginar.
    Te amo!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Tomando ursinho de dormir,Camila?? kkkk
    Folgada desde criança? =p

    ResponderExcluir
  8. Hahah!
    Ela nem gostava de dormir com ele, tinha uma toalha que ela não largava e eu não levava os meus pra casa dela. Hunf!...folgada não, pows! =p
    E ela até que gostava de me ver sorrir quando eu conseguia!Rsrs!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir

Espaço pra seu 'pitaco'!
Bjokaa!